quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os discos de Niemayer

A nave espacial de Niemayer

Dizem que Niemayer está revisitando suas obras - o que também pode ser entendido como reciclagem de projetos anteriores.

Esta particularidade ajuda, inclusive, a entender o edifício do chamado "Museu da República" cujo nome deve causar revolta em qualquer museológo que se prese porque seu acervo frusta qualquer um que se achega para conhecer a história da República.

Mas, enfim, isto já não é problema do Niemayer cuja responsabilidade é apenas o de entregar o prédio - ilustrado a seguir:


O edifício, como se vê, é uma retomada do mesmo projeto da câmera dos deputados que se pode ver ao fim da Esplanada dos Ministérios, ou seja, o que se pode ver quando se está neste mirante lateral do prédio do museu - como se estivesse dizendo ao espectador: "eu vim de lá", ou "viemos da mesma nave mãe Niemayer"...


Além disso, quem já foi à Oca do Ibirapuera, sabe que o desenho é o mesmo - com um ou outro detalhe diferente.




Curioso ainda notar que o prédio da sede do partido comunista francês, projeto também de Niemayer, também possui uma construção destas.



E uma olhada à distância nas construções da nova sede do Tribunal de Contas da União em Brasília mostra que outra oca (ou disco voador) vai surgir ali também.



Curioso é que, assim, Niemayer deixa suas pegadas em diferentes partes do país e do mundo através de obras que mais parecem discos voadores cujo conjunto parece indicar que todos fazem parte da mesma nave mãe (Niemayer) que felizmente continua entre nós.