No final da década de noventa, o cantor Lenine fez uma apresentação no programa Bem Brasil da TV Cultura onde apresentou sua música "A Ponte".
Naquela época ele ainda não fazia tanto sucesso como agora. Aliás, Lenine anda meio sumido - não?... Mas, o sucesso para Lenine só viria depois do disco InCité que, diga-se de passagem, é um primor de arranjos, melodias, percussão e letra. Uma obra-prima.

A música "a ponte" não possui uma letra tão profunda e poética como aquelas do disco InCité. Ela está mais para um conjunto de trocadilhos como por exemplo: "a ponte" x "aponte".
No início desta música há uma interessante reprodução de uma espécie de entrevista da dupla de emboleiros "Castanha e Caju" que, quando crianças, dão um testemunho de luta e perseverança que parece de adulto - sendo este detalhe, inclusive, o responsável por uma inevitável comoção ao tomarmos consciência das duras condições de existência a que essas crianças que moram embaixo da ponte são submetidas nas grandes cidades.
Naquela época ainda não existia a famosa ponte de Brasília que apesar da arquitetura arrujada (pasmem!) não é um projeto de Niemayer.
Algum tempo depois de lançada esta música, mais especificamente em 2002, foi inaugurada a ponte JK em Brasília. Uma bela, imponente e premiada obra da arquitetura - digna, afirmam, da herança arquitetônica da cidade.
Muito bem, só que a ponte também deu o que falar devido ao seu alto custo: 160 milhões de reais! Caramba, quanto é isto?!
Uma vez

Mas, enfim, quantas limosines correspondem ao preço da ponte? Faça as contas e mande para o orkut da Kim Basinger. (rs)
De qualquer maneira, as contas foram todas aprovadas pelo Tribunal de Contas da União. Então, está tudo nos conformes. Aliás, comparado ao preço da Ponte conhecida como Estilingão que fica na Marginal Pinheiros em São Paulo até que não ficou tão caro.

E agora, os brasilenses tem um motivo a mais para se orgulhar e os turistas outro lugar para visitar na cidade.
Maiores detalhes da música de Gogh que, aliás, faz uma ponta no DVD de Acústico de Lenine, no vídeo abaixo: