
Quando um amigo teu, que mora em Brasília, for te buscar - no aeroporto ou na rodoviária - no primeiro domingo do mês, não deixe este desgraçado ir pra cama dormir! Obrigue-o a ir até a cerimônia da troca da bandeira na praça dos três poderes! Afinal de contas, dormir é para os fracos! :)
Lá, você poderá ver a materialização de coisas que aprendeu nas aulas de "Educação Moral e Cívica" e verá que, apesar disso denunciar sua idade, nem tudo foi em vão. Você relembrará, por exemplo, os versos do Hino da Bandeira:
"Em teu seio formoso retratas
este céu de puríssimo azul
a verdura sem par destas matas
e o esplendor do cruzeiro do sul"
Cá entre nós: juro que não é um ato falho! Apesar deste hino ter entrado numa parte remota do meu cérebro, eu achei que ele dizia "em teu peito formoso retrata" e não "em teu seio formoso retrata". Cara, "em teu seio"! Como que isto passou pela censura na época da ditadura militar?!... :)
Mas, enfim, seios a parte, o cerimonial é caprichado. Tem mais pompa do que a troca dos guardas no palácio de Buckingham! Um grande contingente de soldados - "fardas bonitas, condecorações". Todos com seus uniformes impecáveis, a banda, o sistema de segurança, os motoqueiros da guarda presidencial, a enorme bandeira que desce e que sobe (...) ao som dos tiros de canhão! É um show! Uma ótima maneira de começar um domingo!