Holliday é um dia de paz
Hoje chegou minha mudança! Nada como reencontrar aquele mesmo conjunto de caixas que vi se formar diante dos meus olhos no início da semana, enquanto observava com nostalgia o pessoal da transportadora dar continuidade ao suado trabalho que havia começado dias atras.
Depois deste feliz reencontro, com direito a abertura de algumas dessas caixas, à remontagem de alguns móveis e à descoberta que a rede elétrica de Brasília funciona a 220 volts enquanto a maioria dos meus eletrodomésticos funciona a 110, fui almoçar num restaurante da vizinhança onde já estou ficando conhecido.
Lá, enquanto saboreava uma deliciosa sobremesa composta por um misto de doce de abóbora com musse de limão, comecei a atentar para a música que estava tocando no rádio e que incluo aqui neste post e que se chama "Estácio, Holly Estácio".
A princípio, pensei que se tratava de uma música de Noel Rosa. Depois, ao descobrir que ela é do Luiz Melodia, surpreendi-me com tamanho engano! Afinal de contas, Noel Rosa era da Vila Isabel! Como poderia então compor uma música que enobrece justamente uma escola de samba rival: a Estácio?! ...Se bem que a hipótese não seria tão absurda. Sim, com Noel Rosa talvez. Mas, o fato é que Martinália (filha do Martinho da Vila) que a interpreta junto com Luiz Melodia nasceu justamente onde? Na Vila Isabel, de Noel Rosa! A-ham!
Mas, independente das questões referentes aos erros de impressão sobre seu compositor, o fato é que esta música diz alguma coisa que se relaciona a este momento de conclusão de uma grande mudança. Um momento que coincide com o fim do carnaval; com a ligação afetiva a um lugar; com o encontro de uma referência que "acalma os sentidos dos erros que eu faço"; e, finalmente, com o mistério de coisas que não entendemos por completo seu sentido, mas captamos seu significado.