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Mudar-se para Brasília significa também trazer pra cidade "as tralhas" que acumulei durante a vida. E nessas tralhas constam alguns discos de vinil. Vinil, lembra? Aquele que empenava quando você o esquecia no banco de traz do carro...
E um dos discos de vinil que tenho em casa é de um compositor chamado Lamartine Babo.
Apesar do nome, digamos, original, Lamartine é autor de belíssimas e famosas composições que praticamente fazem parte do cancioneiro de músicas tradicionais e populares no Brasil. Por exemplo, a música brasileira de Natal mais famosa:
"Anoiteceu, o sino gemeu e a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem a felicidade pra você me dar"
Lembrou? O começo é bonitinho e inocente. Mas, depois o que se parece nitidamente com uma cantinga infantil se transforma numa sutil e afiada crítica social da desigualdade que assola nosso país e se faz presente na vida das pessoas desde a infância:
"Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade, eu pensei que fosse uma brincadeira de papel
Já faz tempo que pedi, mas o meu Papai Noel não veio
Com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem"
Bem, mas o que isso tem a ver com o carnaval? Tem que Lamartine também foi o autor da maioria das marchinhas de carnaval que ainda hoje são cantadas como ícones da "idade de ouro" do carnaval quando "tudo era mais inocente" e alegre.
Curioso é notar como mesmo na descrição que Lamartine faz desta festa, nos tempos de sua inocência, ele consegue identificar aquele misto de sentimentos que integra nossa vida e que será a constante nas composições da então futura bossa nova:
"Quanto riso, ó quanta alegria, mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão."
E assim, na quarta-feira de cinzas - diferentemente dos dias de sol radiante e céu azul do feriado de carnaval - Brasília amanheceu com um céu totalmente cinza. Céu que eu haveria de enfrentar no final da tarde, quando fui até Campinas encaixotar minhas tralhas que deveriam seguir de mudança para esta cidade que - por única que seja no cenário nacional - traz consigo esses elementos da cultura popular evidenciando a mesma argamassa que compõe seus traços modernos.
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