
"As mulheres constituem a metade mais bela do mundo"
Não sei de onde tiraram esta frase de Rousseau. Talvez do romance "Nova Heloísa" ou das suas Confissões. Mas, de qualquer maneira, ela parece mesmo vinda dele. E já que ele é o assunto do dia, devo registrar uma ou duas palavras sobre este senhor que é tido como o maior pensador francês.
Pensador francês que, diga-se de passagem, não nasceu na França; nasceu na Suiça. Mas, como a França sempre quis anexar o território da Suiça ao seu, fica como uma espécie de provocação ou vingança. Aliás, institucionalmente conduzida. Senão, vejamos.
Rousseau é tido como o teórico da Revolução Francesa, ou seja, foram seus escritos que deram solidez teórica para a nova formação política que iria surgir na França - baseada em Liberdade, Igualde e Fraternidade - e que depois seria replicada por todo o mundo, configurando grande parte das repúblicas do ocidente. E do Brasil, inclusive - quer dizer: teoricamente.
Na França, mais precisamente em Paris, seus restos mortais repousam dentro do imponente edifício chamado de Pantheon. Sendo que do lado de fora, há uma escultura na qual sua imagem se apresenta com um cachecol cujo laço encontra-se também replicado nos parisienses como se ele tivesse inventado a moda.
Porém, considerando que o shopping center é uma das expressões máximas da classe social que ascendeu com a revolução francesa e se estabeleceu, parece, de forma quase que definitiva como a dominante nas esferas sócio-econômica e cultural, o aparente descrédito da terra Natal com o pensador não é assim tão incoerente.
Mas, voltemos ao tema da citação de Rousseau em frente ao prédio público em Brasília. Como disse: era uma espécie de homenagem ao dia da mulher. Mas, quando repeti a frase para uma colega de trabalho ("que as mulheres correspondem à metade mais bela do mundo"), ela simplesmente discordou!
Claro, possivelmente porque ela estava pensando mais em termos de opção sexual. Assim, para as mulheres certamente a metade mais bela do mundo não são as mulheres. O que são então? Os homens?!... Oh, quanta honra!... (rs) - ainda mais no dias das mulheres!... (rs)
Rousseau também tem outra frase sobre as mulheres que me chamou a atenção quando estava lendo seus escritos políticos. Creio que foi no famoso "Contrato Social" que ele se refere às mulheres como as "guardiãs da moral".
Anos atrás, quando disse isto a uma menina ela não somente ficou indignada como me perguntou em que mundo eu vivia!... Ok, ok. Rousseau definitivamente não parece fazer mais sucesso entres as mulheres! Melhor restringí-lo então aos assuntos da República... (rs)
Pobre Rousseau, tão desacreditado nos dias de hoje... mas ser "guardiã da moral" é vago. Moral de quem? Qual o padrão de moral que está sendo tratado? Dependendo do caso, dá pra se enquadrar ou não.
ResponderExcluir